Primeiro Ato

A Primeiro Ato Escola de Dança iniciou na cidade de São Leopoldo/RS, onde, inicialmente promover a dança era o maior significado. Com o passar do tempo, somente dançar não era o suficiente, entendemos que, de forma complementar, auxiliamos no desenvolvimento do humano, no sentido de personalidade e estilo de vida.

No Ballet Clássico principalmente, as crianças começam a dançar muito cedo, por volta dos dois ou três anos de idade e sem que notemos, tornam-se jovens e adultos. Preocupados com a responsabilidade no desenvolvimento pessoal, qualidade de ensino e formação de seus bailarinos, contamos com ótimos professores para transmitir em passos de dança o verdadeiro significado da arte. Hoje com 23 anos, sediada em Porto Alegre/RS, fazemos parte da história e na formação de todos os nossos alunos.

Missão

Formar artistas através da dança e cidadãos comprometidos com a vida, construindo um elo entre a arte e a educação.

• • Formação qualificada baseada na metodologia cubana de ballet;
  • • Qualidade, consistência e continuidade de processos de ensino e aprendizagem em dança;
  • • Proporcionar o acesso ao aprendizado da dança, sem distinção de raça, cor, sexo, credo religioso ou político;
  • • Possibilitar o aprimoramento profissional na dança e campos relacionados como processo educativo;
  • • Fomentar ao estudo e pesquisa em dança.

"Há uma diferença quando você está dançando ao som da música que você ama e quando há uma união entre a música e o bailarino (a) como se fosse um só. Essas são as experiências pelas quais vivemos."
Alicia Alonso

Metodologia de Ensino

O método cubano é o mais novo método, reúne a agilidade dos pés, da metodologia italiana; a sobriedade e o trabalho dos braços da inglesa, a elegância da francesa e o virtuosismo da metodologia russa. Na década de 60 os irmãos Fernando e Alberto Alonso começaram a desenvolver o método, que enriquecido com a dramaticidade e musicalidade inerente aos latinos, veio a ser reconhecido mundialmente como um dos mais virtuosos. Com os elementos naturais da cultura de seu povo, através de determinados movimentos de quadris e braços comuns às danças populares do Caribe, eles adaptaram os movimentos clássicos, para o físico dos bailarinos latinos, muito diferente do físico europeu, mais longilíneo. Era a Metodologia Cubana de ensinar o ballet clássico. E foi exatamente a então esposa de Fernando Alonso, Bailarina Absoluta de Cuba, Alicia Alonso a mais perfeita tradução do ballet cubano.

Através da metodologia cubana, os bailarinos chamam a atenção pelo jeito próprio de mostrar o tradicional clássico, principalmente no uso diferenciado da musicalidade, da interpretação e da técnica. Giros e saltos ganham maior velocidade e amplitude, graças a um treinamento específico. O tradicionalismo da dança clássica é mantido, mas com adaptações para o físico dos bailarinos latinos. O resultado disso é hoje difundido mundialmente, especialmente na América Latina, como é o caso do Brasil, onde nós da Primeiro Ato somos especializados neste método de ensino.

Professores e Equipe

Cleber Veiga

• Bailarino ativo desde 1989.
  • 1° Bailarino no Centro Mineiro de Danças Clássicas em 2000.
  • 1° Bailarino do Ballet Nacional de Assunción Paraguai em 2000.
  • Formado pela escola Cubana Dance escola de Ballet (Cuballet) em 2001.
  • Bailarino do Grupo Corpo em 2001.
  • Diretor, professor e coreógrafo - Primeiro Ato Escola de Dança de 2002 à 2008.
  • Diretor, professor e coreógrafo da Sul Dance Escola de Artes de 2010 à 2012.
  • Professor e coreógrafo na escola Ballet Gutierres 2013 à 2015.
  • Diretor Artístico, professor, bailarino e coreógrafo - Primeiro Ato Escola de Dança até a presente data.
  • Ballet Adulto Iniciante, Intermediário e Avançado

Letícia Viana

• Bailarina desde 1994 , Formada em ballet Clássico pela Academia de Dança Escola Ballet Gutierres, método Vaganova em 2010, integrante do corpo de baile em 2012, solista em 2014 e 1ª bailarina em 2015 na mesma instituição - Porto Alegre /RS.
  • Participou do festival de Dança Bento em Dança - Bento Gonçalves/RS e Curso Intensivo de Ballet Clássico na Escola de Dança Ballerina em Alegrete/RS em 2013.
  • Formada em Marketing pela Universidade Luterana do Brasil em Canoas/RS, 2008.
  • Pós Graduada em Administração de empresas -Business Intuition- pela Antonio Meneghetti Faculdade AMF em São João do Polêsine/RS, 2011.
  • Diretora de marketing , professora e bailarina na Primeiro Ato Escola de Dança - até a presente data.
  • Ballet Baby Class e Infantil