Principais Ballet de Repertório

Les Sylphides

Em 1907, Mikhail Fokine coreografou uma música de Chopin - opus 64, nº 2 - para uma apresentação beneficente e convidou a bailarina russa Anna Pavlova para dançá-la. Em 1908, para uma outra noite beneficente, ele coreografou uma mazurka e uma valsa de Chopin e deu o nome de "Danses sur la Musique de Chopin" para a apresentação, agora para um corpo de ballet.

Lago dos Cisnes

O Lago dos Cisnes (em russo: Лебединое Озеро, Lebedinoye Ozero) é um balé dramático em quatro atos do compositor russo Tchaikovsky e com o libreto de Vladimir Begitchev e Vasily Geltzer. A sua estreia ocorreu no Teatro Bolshoi em Moscovo no dia 20 de fevereiro de 1877, sendo um fracasso não por causa da música, mas sim pela má interpretação da orquestra e dos bailarinos, assim como a coreografia e a cenografia. O balé foi encomendado pelo Teatro Bolshoi em 1876 e o compositor começou logo a escrevê-lo

Don Quixote

Dom Quixote estreou em 26 de Dezembro de 1869, no Teatro Bolshoi pelo Ballet Imperial com coreografia de Marius Petipa e Alexander Gorsky.

Papéis principais dançados por Anna Sobeshenskaya (Kitri) e Sergei Sokolov (Basilio).

O Corsário

Le Corsaire, conhecido em português como "O Corsário", é um Ballet de Repertório, baseado no poema de Lord Byron, com música de Adolphe Adam (com peças adicionais) e coreografias de Marius Petipa, depois de Joseph Mazilier e Jules Perrot.

Paquita

Música: Deldevez

Coreografia: Mazilier e Marius Petipa.

Estréia no Teatro Royal de Música, em 1º de abril de 1846.

O Quebra Nozes

O Quebra-Nozes é um dos três balés que Tchaikovsky compôs. Foi estreado em 17 de dezembro de 1892 no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, então a capital da Rússia imperial. Baseia-se na versão de Alexandre Dumas, pai de um conto infantil de E. T. A. Hoffmann, O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos. Devido à sua temática, é tradicionalmente encenado na época natalina.

Gisele

Giselle, dançado ao som de músicas familiares pelo balé francês e compositor de ópera Adolphe Adam, é balé da Era Romântica primeiro dançado em Paris in 1840. É um dos poucos balés dessa tradição que ainda apresentado nos palcos, dançado em tutu romântico (saias de bailarina na altura da panturilha).

Coppélia

Coppélia é um balé cómico-sentimental com coreografia original de Arthur Saint-Léon, com libreto de Charles Nuitter, e música de Léo Delibes. Baseia-se num conto fantástico de E.T.A. Hoffmann intitulado "Der Sandmann" ("O homem da areia") publicado em 1815. O balé estreou a 25 de Maio de 1870 na Ópera de Paris, com Giuseppina Bozzachi no papel principal. Um primeiro momento de sucesso foi interrompido pela Guerra Franco-Prussiana e pelo cerco de Paris, tornando-se, posteriormente, o balé mais representado na Opera Garnier. Foi o primeiro balé clássico a incluir danças folclóricas como czardas, mazurcas e polcas, dando cor local e realismo à ação.1 No Brasil estreou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 9 de maio de 1918, apresentado pela companhia de Ana Pavlova.

Benefícios da Dança

Dicas de Ballet

Alinhamento de braços e pés

Posições de braços

Posições de Arabesques

Dicionário do Ballet Clássico